Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caravana fala de controle social para 100 mil ouvintes em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

    Um público estimado em 100 mil ouvintes da região oeste da Bahia conheceu, nesta quarta-feira (25.11), o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) com o objetivo de fortalecer os controles interno, externo e social. A equipe da Caravana da Ouvidoria concedeu entrevistas nas rádios Barreiras FM 79.0, Comunitária Nova FM 104.9, também em Barreiras, e Cultura 104.9 FM, no município de Luís Eduardo Magalhães.

    Nas três emissoras, os radialistas destacaram que o diálogo da Casa de Controle baiana com os cidadãos é uma mostra de que os órgãos públicos e a sociedade podem trabalhar juntos pela melhoria dos bens, serviços e políticas públicas. Na primeira entrevista, concedida no Programa Patrulha RB, o ouvidor Paulo Figueiredo explicou ao radialista Toni Oliveira o passo a passo que o cidadão deve seguir para acessar a Ouvidoria do TCE/BA e fazer a sua manifestação ao identificar situações de mau uso, desperdício ou desvio de recursos públicos estaduais.

    Na entrevista seguinte, a equipe da Caravana deu maior destaque à importância da participação da sociedade na administração pública. Os radialistas Edvaldo Costa, Marcelo Ferraz e Laura Rosa iniciaram o programa “Alto Astral” com diversas perguntas sobre o funcionamento do TCE/BA e sobre suas principais atribuições.

    Ao responder às questões, o ouvidor Paulo Figueiredo ressaltou: “O Tribunal de Contas tem buscado a transparência e o diálogo com os cidadãos porque não há outra forma de exercer um controle efetivo senão empoderar a sociedade para que ela participe e cobre os seus direitos. Um exemplo desta transparência é que estamos aqui não só para falar, mas também para ouvir os cidadãos”, disse o ouvidor.

    Em Luís Eduardo Magalhães, o radialista Nei Vilares abriu o microfone para esclarecer os ouvintes do programa Informativo Cultura sobre o papel educativo e pedagógico do TCE/BA. A equipe da emissora elogiou a iniciativa do TCE/BA de informar a sociedade não apenas por meio da Caravana, mas também divulgando os produtos de comunicação como a Versão Cidadã do Parecer Prévio Relativo às Contas do Chefe do Legislativo no Exercício 2014, a cartilha Heróis da Cidadania Conhecem o TCE, a revista em quadrinhos Você no Controle e o encarte institucional dos 100 anos do Tribunal.

    Para o radialista Nei Vilares, o TCE/BA cumpre a sua função social ao se aproximar da sociedade com um discurso voltado para a cooperação e a qualificação dos gestores públicos. “Este projeto é de fundamental importância porque faz o cidadão ter consciência de que deve fiscalizar o dinheiro público, que também é dele”.

    A Caravana da Ouvidoria segue agora para Ibotirama.

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caravana-fala-de-controle-social-para-100-mil-ouvintes-em-barreiras-e-luis-eduardo-magalhaes/260641408

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)