Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia dos Tribunais de Contas será comemorado com palestra sobre os 25 anos da Constituição

    há 10 anos

    O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Zilton Rocha, convida os servidores, jurisdicionados e autoridades para a Sessão Solene em Comemoração do Dia dos Tribunais de Contas, na quinta-feira, dia 7 de novembro, às 14h30, no Plenário Cons. Lafayette Pondé. Na oportunidade, o professor Marcelo Cordeiro abordará o tema 25 Anos da Constituição e os Tribunais de Contas. O palestrante é bacharel em História pela Universidade Católica do Salvador, ex-vereador da capital baiana, ex-deputado federal e ex-secretário geral da Constituinte.

    O Dia Nacional dos Tribunais de Contas é comemorado na data em decorrência da iniciativa do então ministro da Fazenda, Rui Barbosa, que, em 7 de novembro de 1890, por meio do Decreto nº 966, criou o primeiro Tribunal de Contas, norteado pelos princípios da autonomia, fiscalização, julgamento, vigilância e energia. A Constituição de 1891, a primeira republicana, ainda por influência de Rui Barbosa, institucionalizou definitivamente o Tribunal de Contas da União, inscrevendo-o no seu art. 89.

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-dos-tribunais-de-contas-sera-comemorado-com-palestra-sobre-os-25-anos-da-constituicao/112076807

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)