Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TCE participa de evento em homenagem aos 12 anos da Fapesb

    há 10 anos

    O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Zilton Rocha, participou, na manhã do dia 20.11 (quarta-feira), da sessão especial em comemoração aos 12 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), uma das mais importantes agências de fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. O evento, realizado no plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa, contou com a presença de parlamentares, além de outras autoridades.

    O diretor-geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes, destacou que a instituição cumpre com efetividade e eficiência as atribuições que são próprias de uma agência de fomento. Para ele, nesses 12 anos, a Fapesb alcançou maturidade, consolidou o processo de institucionalização e contribuiu para a inovação da Bahia.

    "A Fapesb é e depende fundamentalmente da comunidade científica, dos pesquisadores, universidades, empresas e institutos de pesquisa. É importante destacar que o êxito da fundação só é possível graças também à sensibilidade do governo sobre seu papel neste processo e, especialmente, dos funcionários atuais e de todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento da instituição", disse o diretor Roberto Lopes.

    O presidente Zilton Rocha lembrou, em seu discurso, que no período em que a então Fapeb vivia uma séria crise, o saudoso geógrafo Milton Santos fez um requerimento oral, clamando pela reconstrução da instituição. "Uma pessoa de grande autoridade intelectual, como Milton Santos, chegou a temer pela extinção da instituição. Isso foi há mais de 12 anos. Ninguém pode prescindir de ter um instrumento como esse, porque a pesquisa é algo cuja maturação precisa de tempo. E nenhum pesquisador pode fazer isso isoladamente. Por isso é que o poder público deve investir cada vez mais a fim de inserir as novas gerações no universo da ciência", disse o presidente do TCE.

    Fotos: Assessoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tce-participa-de-evento-em-homenagem-aos-12-anos-da-fapesb/112126255

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)