Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Glaucoma: um ladrão silencioso da visão!

    Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aderiu à campanha “Não deixe o glaucoma apagar sua visão”, por intermédio do Serviço de Assistência Social (Seras) e da Gerência de Assistência ao Servidor (Geras). A campanha integra o programa Saúde e Bem-Estar no TCE e pretende conscientizar os servidores sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”.

    O glaucoma é uma doença que provoca a perda progressiva da visão, levando a total cegueira, quando não tratada precocemente. Quando esse nervo óptico é danificado, o cérebro deixa de “traduzir” alguns sinais de forma progressiva, causando danos ao campo de visão. Ela possui várias origens, portanto não existe só um tipo de glaucoma.

    Como a doença geralmente não apresenta sintomas, o paciente pode descobrir o problema tardiamente, levando à perda irreversível da visão. Por isso, é aconselhável que pessoas com mais de 40 anos façam exames oftalmológicos periódicos, com a finalidade de detectar sinais prematuros desta doença.

    Quais são os tipos de glaucoma?

    Existem principalmente quatro tipos de glaucoma, o de ângulo aberto (mais comum), de ângulo fechado, congênito e secundário. Os dois primeiros são mais prevalentes, porém metade dos cegos por glaucoma é de ângulo fechado.

    Quem pode ter a doença?

    A princípio, o glaucoma pode se desenvolver em qualquer pessoa, mas alguns fatores são considerados de risco:

    - Pressão intraocular (PIO) anormalmente elevada

    - Idade acima de 40 anos (quando mais idoso for o paciente, maior a incidência)

    - Histórico de glaucoma na família (se já houver histórico familiar da doença, aumentam as chances de desenvolvê-la)

    - Ascendência africana ou asiática

    - Diabetes, miopia, uso prolongado de corticoides ou possuir alguma lesão ocular prévia

    Então, existe uma pressão normal?

    Existe uma distribuição normal na população, porém o mais importante não é apenas medir a pressão, mas avaliar outros fatores que nos auxiliam no diagnóstico da doença. O exame de fundo de olho é fundamental no diagnóstico, pois apenas o aumento da pressão intraocular não diagnostica glaucoma.

    Existem outros exames para avaliação da doença?

    Sim, existem vários como tomografia de coerência óptica, retinografia, paquimetria e campimetria.

    O exame de campo visual é cansativo, mas ele avalia como está o estado funcional do olho, a progressão da lesão glaucomatosa e sua velocidade. Conforme o estado de cada paciente, esse exame é feito com maior ou menor frequência.

    Quais as formas de tratar o glaucoma?

    O fundamento do tratamento baseia-se na diminuição da pressão intraocular

    Colírios (a principal forma de tratamento)

    Medicamentos orais

    Cirurgia a laser

    Cirurgias convencionais e implantes valvulares

    Uma combinação de todos esses métodos

    Como se cuidar?

    O glaucoma não tem cura. É uma doença complexa e não apresenta sintomas no início, sendo considerado um ladrão silencioso da visão, e invariavelmente leva à cegueira quando chega aos estágios finais. O exame anual é a melhor maneira de prevenir a doença. Portanto, não se esqueça de realizar o exame de tonometria e fundo de olho durante a consulta oftalmológica.

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/glaucoma-um-ladrao-silencioso-da-visao/582155077

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)