Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudantes de Direito conhecem de perto o funcionamento de uma Casa de Controle

    “O objetivo é aproximar os calouros da realidade dos órgãos de controle, já que o comum é que esse acesso aconteça apenas a partir do sétimo semestre do curso”. A declaração do estagiário do Tribunal de Contas da Bahia (TCE/BA) e estudante do 8º semestre da Faculdade Baiana de Direito, João Araújo dos Anjos Filho, casou perfeitamente com o propósito dos projetos Casa Aberta, desenvolvido pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e Baiana Visita, do Centro Acadêmico Praxis, que tornaram possível uma tarde de conhecimento também para quatro alunas do 1º semestre.

    Taíse Matos, Jenifer Ruiz, Vitória Rodrigues e Mércia Guimarães foram recebidas pela assessora adjunta da ECPL, Cristiane Vasconcelos, na sala de treinamento da ECPL, onde receberam brindes produzidos pelo TCE/BA, dentre eles, a cartilha “O TCE quer ouvir Você”, a revista em quadrinhos “Você no Controle” e o fôlder que apresenta o aplicativo “TCE Cidadão”.

    Posteriormente, as estudantes puderam conhecer as dependências da Escola de Contas e também da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE). A diretora Ivonete Dionizio de Lima explicou sobre as iniciativas estratégicas da Casa de Controle, sobre metas institucionais e presenteou as jovens com o Plano Estratégico 2018-2021.

    Em seguida, a visita foi direcionada ao Plenário, onde foi possível acompanhar a sessão plenária da tarde. Na sequência, os estudantes seguiram para o Gabinete da Conselheira Carolina Costa para conhecerem o ambiente de estágio do estudante João Araújo, responsável por intermediar a visita. Logo depois, as universitárias conhecram o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para a Auditoria (Cedasc), onde foram recebidos pelos analistas de suporte e sistema, Roberto Augusto e Antônio Cristiano, respectivamente, que explicaram sobre as tecnologias utilizadas no TCE/BA.

    Ao final da visitação, Tais, Jenifer, Vitória e Mércia conversaram com a ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, e pelo auditor estadual de Controle Externo, Juvenal Alves Costa, sobre o papel fiscalizador do órgão, além de assistirem ao vídeo institucional "TCE mais perto de Você”.

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-de-direito-conhecem-de-perto-o-funcionamento-de-uma-casa-de-controle/647625332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)